domingo, 3 de dezembro de 2017

Germânicos: francos e suas dinastias

Os germânicos foram os principais povos bárbaros que conquistaram o Império Romano. Os principais representantes desses povos eram os francos e anglo-saxões, pois foram eles que deram origem a algumas regiões e culturas populares até hoje, como os franceses e ingleses.


Os Francos começaram duas dinastias importantes, a Merovingia e a Carolingia.
Nessa época, era comum os reis terem os prefeitos de palácio, pessoas que administravam o reino, o que fez o poder do rei diminuir.


Dinastia Carolíngia

Depois de Pepino, o breve, ter sua contribuição na história, veio a vez de seu filho: Carlos Magno, que renovou a aliança com a Igreja e foi coroado pelo Papa da época, mostrando a influência da igreja na política.



A divisão do Império Carolíngio em condados, marcas e ducados fez com que houvesse a perda do poder centralizado, ou seja, cada pedaço de terra dividido passou a ter uma certa autonomia, começando o processo de feudalização e ruralização, ainda mais evidenciado após a morte de Carlos Magno. Além disso, novas invasões bárbaras começaram, destacando-se os vikings, eslavos e húngaros, gerando medo pelo campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino foi outro filósofo cristão da Idade Média, ele baseou-se em Aristóteles e defendia a escolástica, que é a união da fé e...